Sementes de Cerefólio, da espécie
Anthriscus cerefolium, uma erva aromática, condimentar e medicinal, de folhas e flores comestíveis.
Originárea da Região Mediterrânea, o cerefólio é conhecido desde a antiguidade pelas suas qualidades condimentares e medicianis. Popularmente utilizado na culinária européia, sendo fundamental na cozinha francesa. Utiliza-se as folhas novas e frescas da planta, da mesma forma que a salsa. Seu sabor é fresco, lembrando a mirra, anis e salsa. É colocada no final do cozimento ou na hora de servir em peixes, aves, molhos, assados, omeletes e cozidos de vegetais, servindo também para aromatizar manteiga, azeite e vinagre.
As sementes são usadas no Norte da África como especiaria nos mesmos pratos que o coentro.
Planta herbácea anual com 30 a 40cm de altura utilizável (sem florescer). Ramos numerosos com folhas recortadas e flores brancas. Na ocasião da colheita, deve-se cortar a 5cm do solo, freqüentemente, evitando o florescimento ou crescimento excessivo da planta. O replantio deve ser frequente, pois são as folhas novas da planta as mais saborosas, delicadas e macias.
Medicinal: Deve ser consumido cru ou em infusão (chás), para estimular a digestão e aliviar problemas circulatórios e hepáticos. Combate o reumatismo e a baixa pressão arterial. É diurético.
Deve-se cultivá-la sob meia-sombra ou luz filtrada, sendo protegida do sol forte do meio-dia. O solo deve ser fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Pode ser plantada em vasos, ou diretamente em canteiros adubados. Deve ser protegida do frio e do calor excessivo. Do plantio à colheita levam-se 60 dias no verão ou 90 dias no inverno.