Sementes de Tomate cereja, da variedade Chipano Longa Vida da Sais , espécie
Lycopersicon lycopersicum, um tomateiro de frutos pequenos, tamanho regular, saboroso e muito durável;
Uma característica interessante do Tomate Cereja Híbrido Chipano Longa Vida Sais é a conformação dos frutos em cachos com internós curtos. Em alguns países da Europa, é muito comum a venda de bandejas de cachos de tomate cereja, tendência que começa a ser seguida também no Brasil. Sendo longa vida, o Tomate Cereja Híbrido Chipano pode ser colhido já vermelho e, depois, ser armazenado durante um longo tempo, tanto pelos supermercadistas como pelos consumidores. Cada planta produz de 8 a 10 cachos. Os cachos são alongados e regulares. Cada cacho produz cerca de 15 frutos. Os frutos são arredondados, de cor vermelha brilhante e com peso entre 20 e 25 gramas. A produtividade média por planta é de 3 a 5 quilos de frutos, variando de acordo com as condições e o tipo do solo. A queixa dos consumidores de que os tomates longa vida não têm sabor é uma preocupação permanente da Sais ao desenvolver suas variedade de tomates. E não é diferente com o Tomate Cereja Híbrido Chipano: o sabor é garantido.
O tomateiro apresentam caule ramificado, ereto e folhas lanceoladas, verdes e brilhantes, com nervuras bem marcadas. As flores são brancas a arroxeadas. O fruto é do tipo baga, pequenos, de forma esférica e cor vermelha, característica desta variedade.
O tomate cereja pode ser utilizado ao natural em saladas frescas, assim como em canapés, podendo ser recheado com queijos cremosos e manjericão ou cheiro-verde. Também pode ser aproveitado em molhos e assados.
Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, profundo, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. O tomateiro aprecia adubações semanais durante o crescimento e floração e adubações quinzenais durante a frutificação. Não tolera estiagem, encharcamento, frio ou geadas. A colheita inicia-se de 90 dias após o plantio.
Imagens Cultivo: Isla