Sementes de Pimenta de Cayenne, da espécie
Capsicum frutescens, uma planta herbácea de frutos picantes e largamente utilizados na culinária. Esta variedade tem origem na cidade Cayenne, capital da Guiana Francesa.
As pimentas de Cayenne ou também chamadas de Caiena são cultivadas principalmente com fins alimentares, medicinais, condimentares e ornamentais. Elas apresentam caule ramificado, ereto e folhas lanceoladas, verdes e brilhantes, com nervuras bem marcadas. As flores são brancas a arroxeadas. O fruto é do tipo baga, de forma cônica, alongada e cor verde a vermelha, com 8 a 12 cm de comprimento e 1 a 2 cm de diâmetro.
A capsaicina e outros compostos do grupo dos capsaicinóides são os responsáveis pelo sabor picante das pimentas. Esta picância é medida em escala própria, a escala Scoville. A Pimenta de Cayenne apresenta grau de pungência: 30.000 - 50.000 unidades de Scoville.
Na culinária as pimentas são utilizadas em conservas, molhos, saladas, recheadas, etc e seu uso é tão difundido que faz parte das mais diversas culturas orientais e ocidentais.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, profundo, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A pimenteira aprecia adubações semanais durante o crescimento e floração e adubações quinzenais durante a frutificação. Não tolera estiagem, encharcamento, frio ou geadas. A colheita inicia-se de 90 dias após o plantio.
Medicinal:Indicações: Alterações da coagulação sanguínea, arteriosclerose, colesterol elevado, inflamações, depressão, fraqueza, escorbuto.
Propriedades: Antiinflamatória, rica em vitamina C, antioxidante, dissolve coágulos, eleva o metabolismo, cicatrizante, aperiente, eleva o humor, aumenta a resistência do organismo.
Partes usadas: Frutos
Imagens de Cultivo: Isla