Sementes de Pimenta, da variedade Malagueta, espécie
Capsicum frutescens, um planta herbácea de frutos picantes e largamente utilizados na culinária.
As pimentas malaguetas são cultivadas principalmente com fins alimentares, medicinais, condimentares e ornamentais. Elas apresentam caule ramificado, ereto e folhas lanceoladas, verdes e brilhantes, com nervuras bem marcadas. As flores são brancas a arroxeadas. O fruto é do tipo baga, de forma cônica, alongada e cor verde a vermelha, com 2 a 5 cm de comprimento e 0,5 a 1 cm de diâmetro.
A capsaicina e outros compostos do grupo dos capsaicinóides são os responsáveis pelo sabor picante das pimentas. Esta picância é medida em escala própria, a escala Scoville. A Malagueta apresenta grau de pungência: 50.000 - 100.000 unidades de Scoville.
Na culinária as pimentas são utilizadas em conservas, molhos, saladas, recheadas, etc e seu uso é tão difundido que faz parte das mais diversas culturas orientais e ocidentais.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, profundo, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A pimenteira aprecia adubações semanais durante o crescimento e floração e adubações quinzenais durante a frutificação. Não tolera estiagem, encharcamento, frio ou geadas. A colheita inicia-se de 100 a 120 dias após o plantio.
Medicinal:Indicações: Alterações da coagulação sanguínea, arteriosclerose, colesterol elevado, inflamações, depressão, fraqueza, escorbuto.
Propriedades: Antiinflamatória, rica em vitamina C, antioxidante, dissolve coágulos, eleva o metabolismo, cicatrizante, aperiente, eleva o humor, aumenta a resistência do organismo.
Partes usadas: Frutos