Imagens Meramente Ilustrativas.
Você receberá uma muda pequena, a floração da-se-a em 1 a 2 anos.
A Orquídea Dendrobium Nobile é uma epífera (desenvolve sobre o tronco das árvores), tem altura entre 30 e 40 cm. A floração dá-se uma vez ao ano durante 15 até 30 dias, em abundância.
CultivoSubstratoO Dendrobium não é muito exigente quanto ao substrato. A
Fibra de Coco é um ótimo substituto para xaxim e é o mais indicado.
O ideal é que o substrato retenha um pouco de umidade sem encharcamento, por isso no fundo do vaso pode-se colocar cacos de telhas, tijolos, vasos, etc;
Pode se utilizar também casca de coco, casca de pinus. Estas requerem mais regas.
VasosO ideal é que o vaso não seja muito grande, pois não auxiliará no crescimento da planta pequena. Pode-se utilizar qualquer tipo de vaso, desde que tenha uma boa drenagem.
Como são epíferas, pode-se colocá-las direto sobre árvores, palmeiras, troncos etc. Bastando amarrá-las com algum barbante até que se fixem. Elas não são parasitas, não se alimentam das árvores, apenas necessitam delas para a fixação, quanto a isso não preocupe-se;
A Orquídea Dendrobium não gosta de ser muito transplantada. Então o ideal, na troca do substrato é que se faça aos poucos, com alguns jatos d' água para retirar o substrato velho e acrescentar o novo. Em caso de troca de vaso o ideal é que se quebre o vaso e a coloque em outro maior.
O período ideal para o transplante quando as novas mudas estão com 10 a 15cm de altura, após a floração, temperaturas noturnas acima dos 12C°. Evite qualquer troca durante o inverno.
Não divida muito as plantas, deve-se manter de 4 a 7 pseudobulbos por vaso. No Transplante, retire as raízes secas com cuidado para não danificar as raízes vivas.
LuminosidadeAssim que efetuar o plantio, deixe durante 3 semanas a planta em 30 a 40% de sombra, assim como nos meses mais quentes. Durante o restante do tempo bastante luminosidade fará com que cresçam mais vistosas.
Para uma melhor floração é necessário períodos de frio. Quando as temperaturas noturnas estiverem mais frias (no outono) deixe as plantas na rua. Isso estimulará uma maior floração. Não devem ficar expostas às geadas!
No período de floração as mesmas durarão mais tempo se mantidas em local frio e seco, sem luz solar direta.
RegaA rega é simples: Quando o substrato do meio estiver seco, molhe. Coloque a ponta do dedo no substrato, perto da planta, se estiver úmido não regue.
O período entre regas muda de local para local, de substrato para substrato. No verão deve-se regar quase todos os dias para que as mesmas não se desidratem, no restante do ano o intervalo das regas varia de 5 a 7 dias. Em temperaturas abaixo de 5C° manter o substrato seco.
Adubação O crescimento é lento. É mais válido adubar com algum fertilizante bem diluído várias vezes ao ano a utilizar uma quantidade muito grande e prejudicar a planta.
Pode se utilizar NPK 20-20-20, na primavera e no verão.
Atenção: Imagens meramente ilustrativas. Ao florescerem serão parecidas com a imagem representativa, podem variar ligeiramente em função de métodos de cultivo, local de cultivo, nivel de sombreamento.