Sementes de Arruda Graúda, também conhecida como Arruda "Macho" da espécie
Ruta graveolens, uma planta medicinal e aromática, mesmas características da comum, porém com folhas maiores;
Planta subarbustiva muito popular por suas propriedades aromáticas e medicinais. Suas folhas são longas e compostas, de cor verde-acinzentada a azulada. Os ramos são ramificados e herbáceos e com o passar do tempo se tornam lenhosos na base. Quando amassada a planta libera um aroma pungente. As inflorescências surgem no verão e apresentam pequenas e numerosas flores amarelas.
Esta planta é realmente muito versátil, visto que além de ser plantada em hortas, devido às suas propriedades fitoterápicas e condimentares, ela também é ornamental e cria excelentes contrastes com flores, forrações e folhagens devido à sua folhagem delicada, de cor azulada. Sob podas de formação, a arruda adquire uma bela forma compacta e arredondada, podendo ser utilizada em bordaduras e maciços. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras.
À arruda também são atribuídos poderes mágicos de proteção. Desde à antigüidade seus ramos e essências são utilizados para purificar ambientes e proteger as pessoas de espíritos malignos, doenças, mau-olhado, feitiçarias e até mesmo da tentação. Ainda diz-se que dá clareza aos pensamentos e atrai o sucesso.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solos leves, neutros a levemente alcalinos, bem drenáveis, irrigados periodicamente. Depois de bem estabelecida ela é capaz de tolerar períodos de estiagem. Não tolera encharcamentos. A arruda não é uma planta exigente, crescendo bem mesmo em solos muito pobres.
Farmácia: contra cólicas mestruais, abcessos, espasmos de intestimo e vermífugo. Decocção, infusão e cataplasmas.
Não deve ser usado por mulheres grávidas.
Planta tóxica, deve ser utilizada apenas sob orientação médica.