Sementes de Couve-de-bruxelas, da espécie
Brassica oleracea, grupo de cultivares
Gemmifera, uma hortaliça de numerosos repolhinhos, deliciosos, que crescem ao longo do caule. Podem ser cozidos ou fritos, e são ideais para acompanhar carnes ou ensopados, saladas, etc.
Nutritivas, as couvinhas são ricas em vitaminas e sais minerais, principalmente fósforo, ferro e vitamina A. Além disso contém pouquíssimas calorias, auxiliando em dietas de emagrecimento. Por ser rica em fibras também auxilia no bom funcionamento do intestino.
A couve-de-bruxelas se desenvolve de forma semelhante às demais couves, necessitando de uma longa estação fria para o seu crescimento. As temperaturas ideais para o seu desenvolvimento giram em torno de 15 °C a 19 °C. Desta forma, recomenda-se seu cultivo apenas no outono e inverno do sul e sudeste do país, assim como em regiões serranas.
O solo para o cultivo deve ser neutro, bem drenado e rico matéria orgânica. A semeadura deve ser feita em ementeiras para posterior transplante, quando as plantulas atigirem 6 a 8 cm de altura. O transplante deve ser realizado de preferência em dias nublados
A terra deve ser bem preparada no local definitivo, levantando-se os canteiros em pelo menos 15 cm de altura. Para estes canteiros recomenda-se colocar 300 g de NPK recomendada para hortaliças ou 1,5 kg de esterco curtido para cada 10 m². O adubo, tanto o químico quanto o orgânico devem estar bem incorporados ao solo.
A época mais recomendada para a semeadura da couve-de-bruxelas é no final do verão e no outono, sendo que a germinação ocorre normalmente entre 5 a 7 dias.
O espaçamento recomendado é de 80 cm entre linhas e 40 cm entre plantas. A irrigação deve ser realizada pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde.
Uma boa produtividade da couve-de-bruxelas estão diretamente relacionados com a época de semeadura, já que esta é uma cultura de clima frio e necessita de ao redor de 90 dias após a germinação com temperaturas adequadas até a colheita.
A colheita deve ser realizada quando os pequenos repolhos apresentarem o tamanho adequado e consistência levemente firme, antes deles se tornarem muito resistentes e amarelos. Os prepolhos próximos à base da planta ficam prontos primeiro para a colheita, em torno de 3 meses após o transplante. A colheita se estende pelo período em que novos repolhos são formados e vão amadurecendo.
Conserve os repolhinhos na gaveta dos legumes da geladeira, embalados em sacos fechados.