Desde a Antiguidade, a fascínio pelos jardins passa para cada nova geração. Mesmo com a devastação das florestas e o desrespeito do homem pela natureza, o jardim continua presente mesmo em vasos ou nas minúsculas varandas dos apartamentos contemporâneos. Jardins suspensos, sinuosos ou assimétricos. Preferência para o estilo inglês, japonês ou tropical. Seja de qual forma ou estilo, é difícil imaginar um mundo sem jardins. Seria como uma estante sem livros, uma parede sem quadros.
“Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores”. A frase de William Shakespeare foi seguida à risca por Mônica Lampreia que, depois de 30 anos de experiência à frente de inúmeros projetos paisagísticos, não só cultiva suas próprias flores, mas também divide seu conhecimento e experiência em como plantar e manter um belo jardim no livro O caminho das flores. Não só um guia de jardinagem, mas um presente aos olhos. São mais de 800 espécies botânicas e cerca de 1300 imagens acompanhadas de um texto leve e preciso.
Depois de alguns anos de pesquisa, Mônica fotografou cada espécie e organizou todo o material, sob a consultoria de doutores em botânica. Além das características de cada planta, ferramentas necessárias, tipos adequados de clima, a autora contempla os diversos estilos de jardim e a melhor forma de cultivá-los.
O caminho das flores traz ainda um glossário de termos técnicos, índice científico e índice popular. Divididas por grupos de cores, pode-se encontrar plantas aquáticas, árvores frutíferas, palmeiras, orquídeas, ervas e temperos. Com um texto agradável, o leitor sente-se convidado a pegar suas ferramentas e partir ao trabalho, ou terapia, de mexer com a terra e fazer florescer desde um pequeno jardim no apartamento, uma horta no fundo do quintal, ou se aventurar em projetos mais grandiosos. O guia conta ainda com dicas importantes para os iniciantes e diversas técnicas para construir sua própria composteira, cuidar de plantas em vasos e manter seu gramado sempre verde.
São 460 páginas com dados atualizados seguindo as normas internacionais de nomenclatura em uma bela edição em papel reciclado e couché.
Este livro-guia traz a oportunidade ao leitor de aprender que, prestando atenção às especificidades de cada espécie e com dedicação, qualquer pessoa pode cultivar um lindo jardim. Essa habilidade de dar forma ao belo inerente ao ser humano pode ser aplicada em nosso cotidiano, dar mais sabor às nossas refeições preparadas com ervas e temperos por nós plantados. Mais uma vez voltamos às origens de comer organicamente, usando o termo mais atual. Da horta ao jardim, os adjetivos se proliferam do saudável ao singelo. Depois de O caminho das flores não será o jardim do vizinho que é o mais verde e o mais florido.
Escreva sua Própria Avaliação