Sementes de Olho-de-cabra, de nome científico
Ormosia arborea uma árvore nativa do cerrado, florífera e ornamental, que pode alcançar de 15 a 20 metros de altura.
Suas folhas compostas pinadas, com floração rosa e roxa em cachos. O fruto é uma vagem curta com uma a três sementes. A semente dura é muito bonita, em duas cores, vermelho e preto. Para germinar é preciso quebrar a dormência, por ser muito dura.
A árvore proporciona ótima sombra e é ornamental, podendo ser usada na arborização urbana. Pode também ser empregada para plantios mistos destinados à recuperação de áreas degradadas de preservação permanente.
Sementes destinadas unicamente ao cultivo.
Imediatamente antes do plantio, quebrar a dormência das sementes, através da escarificação manual com lixa d'água 100 ou 120, ou imersão em ácido sulfúrico concentrado por 10 a 15 min (após o tratamento lavar em água corrente por 5 minutos)
Plantar imediatamente em saquinhos com terra ou areia, irrigando diariamente. Necessita de ambiente semi-sombreado para para germinar.
O desenvolvimento das mudas é lento, atingindo o tamanho ideal para plantio no local definitivo entre oito e dez meses.
No local definitvo, devem ser abertas covas com 40 x 40 x 40 cm, com espaçamento entre plantas de no mínimo 4 x 4 metros. Fertilizar as covas com 10 a 15 litros de esterco bem curtido e mais 100g de NPK 04-14-08.
Após, fertilizar anualmente com 10 litros de esterco e 100 gramas de NPK 10.10.10.
Utilize cobertura morta (resto de capina, folhas mortas, casca de pinus ou serragem ao redor da planta) que aumenta a disponibilidade de água e ajuda no seu desenvolvimento.
As sementes germinam em até 35 dias. (se efetuada quebra de dormência corretamente). Taxa de germinação de 58%.