Sementes de Pau-marfim, de nome científico Balfourodendron riedelianum uma árvore nativa e ornamental, ameaçada de extinção.
O pau-marfim é uma árvore de grande porte, muito apreciada e valorizada no mercado, fornecedora de madeira clara e de boa qualidade. É uma espécie longeva, que quando adulta atinge entre 6 a 20 metros de altura. Seu tronco é reto e cilíndrico, às vezes levemente tortuoso. As folhas são trifoliadas e caducas na estação da seca. A copa é, geralmente, larga e arredondada.
O pau-marfim é uma arvore bela, que pode ser utilizada em projetos paisagísticos de parques e praças, bem como na recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica. Prerefe solos ricos, profundos e drenáveis.
Sementes destinadas unicamente ao cultivo.
Imediatamente antes do plantio, realizar a quebra da dormência das sementes da seguinte forma: Escarificação mecânica com lixa d'água 100 a 150, seguida de imersão em água fria por 24h.
O pau-marfim apresenta, naturalmente, baixa taxa de germinação, em até 37%. A germinação ocorre em 15 a 30 dias. Espécie de crescimento lento.
Plantar em saquinhos com terra ou areia, irrigando diariamente e transplantar quando as mudas atingirem de 10 a 15 cm de altura. O crescimento das mudas em viveiro é lento, estando prontas para plantio por volta de 8 meses após a semeadura.
No local definitivo, devem ser abertas covas com 40 x 40 x 40 cm, com espaçamento entre plantas de no mínimo 3 x 3 metros. Fertilizar as covas com 10 a 15 litros de esterco bem curtido e mais 100g de NPK 04-14-08.
Após, fertilizar anualmente com 10 litros de esterco e 100 gramas de NPK 10.10.10.
Utilize cobertura morta (resto de capina, folhas mortas, casca de pinus ou serragem ao redor da planta) que aumenta a disponibilidade de água e ajuda no seu desenvolvimento.
Escreva sua Própria Avaliação