Sementes Espinafre Viroflay
Spinacia oleracea variedade possui plantas tipo roseta e folhas verde-escuras, fácil rebrote. Cheio de vitaminas, cálcio, ferro e antioxidantes, o espinafre não pode faltar na alimentação diária.
- Tão popular no desenho quanto o marinheiro, o espinafre tem a força graça às vitaminas, cálcio, ferro, fósforo e substâncias antioxidantes. Por todas essas propriedades, o espinafre é indicado no combate à anemia e à desnutrição. É uma hortaliça que se desenvolve em temperaturas médias e amenas, podendo ser cultivada durante todo o ano. No Brasil, o consumo ainda não é considerado o ideal, se comparado a países da Europa e aos Estados Unidos. As A espécie pertencente à família Cheno-podiaceae é nativa da Ásia e chegou à Europa no século XII, sendo popularizada pelos hábitos alimentares de Catarina de Médici, rainha da França. Já a pertencente à família Aizoaceae, mais popular no Brasil, é originária da Nova Zelândia e Austrália. As folhas do espinafre podem ser usadas nos mais diferentes pratos, como sopas, suflês, omeletes e quiches. As folhas mais novas e tenras da planta também podem ser consumidas como salada verde.
Espinafre é cheio de ferro e folato, uma vitamina B considerada tão importante que atualmente, muitas vezes, é adicionada à farinha.
"- Com seu cachimbo e seus braços muito fortes, Popeye é dificilmente símbolo de “fitness” para as crianças, mas a sua legendária comida favorita ainda tem muito sentido. Espinafre é cheio de ferro e folato, uma vitamina B considerada tão importante que atualmente, muitas vezes, é adicionada à farinha. Esta vitamina não só previne defeitos no tubo neural de bebes, como também abaixa o nível de homocisteina no sangue, um aminoácido que irrita os vasos sanguíneos e está ligado à doenças do coração. Espinafre contem também, dois fitoquímicos, luteina e zeaxantina, que protegem contra degeneração muscular, uma das causas da cegueira. Um copo de espinafre contem somente 14 Kcal e nada de gorduras.
Fonte: Revista Times, "10 Foods That Pack a Wallop", por Janice M. Horowitz, Janeiro de 2002."
Para cultivo o ano todo em todo o Brasil. O ciclo é de 60-80 dias.
Deve ser cultivado sob sol pleno em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. O solo deve ser elevado e bem solto.
A produção é mais abundante em temperatura amena, 21 Cº.
Imagens de Cultivo: Isla