Chichorium intybus,O Almeirão Catalonha tem folhas lisas com bordas serrilhadas de sabor marcante. As flores também são comestíveis, assim como as raízes;
Cultivo a ano todo, fácil rebrote, ciclo de 50 dias no verão e 70 no inverno.
Altura comercial: 18 - 25cm
As raízes do almeirão são comestíveis, têm formato cônica, muito saboroso, ótimo para sopas. Quando torrado pode ser usado em substituição ao café.
Seu sabor marcante é apreciado na culinária de várias culturas. Por conta dessa característica, o almeirão, é também conhecido como chicória amarga.
Da família Asteraceae, a mesma da alface, o almeirão é originário da Europa Mediterrânea e cultivado em vários países.
No Brasil, especialmente no Sul, é chamado de radiche ou radicci (pronuncia-se raditi), utilizado principalmente pela culinária italiana, como salada verde acompanhando diversos pratos.
Espécie selvagem é perene e de raízes tuberosas, muito ramificado, tem consistência herbácea na parte superior e semi-herbáceo no caule, de 90 cm a 1,2 m de altura.
A planta é forte e resistente e se desenvolve em locais com boa exposição ao sol e em solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. As folhas verdes são robustas e recobertas de pelos.
Como alimento é nutritivo e de baixa caloria, podendo ser consumido em pratos cozidos ou crus. Com propriedades medicinais, era utilizado pelos romanos para tratar distúrbios do fígado. É indicado como diurético e estimulador do apetite. As folhas são fontes de vitaminas A, C e do complexo B, além de conterem fósforo, ferro e cálcio.
Imagens de Cultivo: Isla