Rabanete Comprido
Tipo de raízes: Cilíndrica-afilada
Cor das Cascas: Vermelha
Comprimento comercial: 12 - 15 cm
Diâmetro comercial: 01 - 02 cm
O rabanete tem ciclo rápido e é de fácil Cultivo;
É uma planta que produz uma raiz muito saborosa e bastante consumida, principalmente crua e em saladas. Além disso, é considerada uma planta com aplicações medicinais, principalmente no tratamento de artritismo ou como diurético e tranquilizante.
O rabanete adapta-se melhor a regiões de clima frio ou temperado, o que faz da região Sul a mais propícia para o seu plantio. As melhores temperaturas para o seu desenvolvimento ficam entre 10 e 20 ºC.
O rabanete deve ser colhido em no máximo 45 dias após o cultivo, após este período a raiz perde o sabor ou até fica imprópria para o consumo. Caso não seja colhido, ele produz pequenas flores brancas ou arroxeadas
Cultivo:O Rabanete pode ser cultiva em todo o Brasil. Na região Sul o ano todo, no estado de São Paulo e sul de Minas Gerais de fevereiro a novembro e de maio a agosto nas demais regiões.
O modo de plantio mais utilizado no país é o direto. Mas em algumas regiões, os produtores semeiam em viveiro para transplante posterior.
Prefere solos areno-argilosos ricos em matéria orgânica e com pH variando de 5,5 a 6,8. O ciclo varia de 32 dias no verão até 37 dias no inverno.
A semeadura deve ser feita no local definitivo.
Preparar bem o canteiro levantando-o 15 cm de altura. Usar 300g de adubo NPK de uma fórmula comercial ou 1.5Kg de esterco bem curtido para cada 10 metros quadrados de canteiro. Misturar bem. Plantar direto deixando 30cm entre linhas numa profundidade de aproximadamente 1 cm. Cobrir com solo leve ou com serragem fina.
Arrancar as plantas mais fracas quandos estas atingirem 10cm de altura, deixando 5 cm entre plantas.
Imagens de Cultivo: Isla