Sementes de camu-camu, também conhecida como araçá-d'água, da espécie Myrciaria dubia, um arbusto ou arvoreta frutífera da floresta amazônica, típica da beira-dos-rios.
Seu frutos, pequenos, ácidos e suculentos, são os mais ricos em vitamina, superando em 20 vezes à acerola. Apenas 100 gramas pode conter de 2,5 a 6 gramas de pura vitamina C natural!
Se porte é pequeno, atingindo no máximo 3 metros de altura, com ramagem esparsa e ramificada. Os frutos são esféricos, semelhantes a jabuticabas, com casca de coloração rósea, ficando gradativamente vermelhos a roxos quando bem maduros. A polpa é translucida e suculenta.
Por ser nativa da Amazônia, deve-se cultivá-la em climas quentes, livres de geadas, em locais sob sol pleno ou meia-sombra, em canteiro enriquecido com matéria orgânica, úmidos e bem irrigados. Por ficar submersa boa parte do ano em seu local de origem, o camu-camu tolera bem o encharcamento.
Sementes destinadas unicamente ao cultivo ornamental e frutífero. Plantar imediatamente em saquinhos com terra ou areia, irrigando diariamente e transplantar quando as mudas atingirem de 8 a 12 meses de idade.
No local definitvo, devem ser abertas covas com 40 x 40 x 40 cm, com espaçamento entre planta de 4 x 4 metros. Fertilizar as covas com 10 a 15 litros de esterco bem curtido e mais 100g de NPK 04-14-08.
Após fertilizar anualmente com 10 litros de esterco e 100 gramas de NPK 12.07.16.
Utilize cobertura morta (resto de capina, folhas mortas, casca de pinus ou serragem ao redor da planta) que aumenta a disponibilidade de água e ajuda no seu desenvolvimento.
Precoce, o camu-camu produz em cerca de 3 anos após o plantio.
Escreva sua Própria Avaliação