Sementes de Sapucaia, de nome científico Lecythis pisonis uma árvore nativa muito ornamental e útil, que pode alcançar 30 metros de altura.
Quando chega a época da floração, a sapucaia se transforma: todo o verde da árvore fica encoberto por flores arroxeadas e cheias de aroma perfumado, que tomam a copa da árvore juntamente com as folhas novas, que também nascem coloridas de rosa ou lilás.
Aos poucos, as folhas vão ficando esverdeadas e os frutos vão tomando a sua forma característica de cumbuca e cheios de amendoas doces e deliciosas.
A sapucaia pode ser utilizada no paisagismo urbano e na recuperação de áreas degradadas.
Sementes destinadas unicamente ao cultivo.
Suas sementes (castanhas) germinam com certa facilidade em 40-70.
A semeadura deve ser feita sem nenhum tratamento diretamente em saquinhos individuais contendo substrato organo-argiloso e mantidos em local sombreado.
Cobrir as sementes com uma camada de 1 cm do substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência das sementes ocorre em 40-70 dias e a taxa de germinação é moderada.
O desenvolvimento das mudas no viveiro e posteriormente no local de plantio definitivo não é muito rápido, podendo ser considerado "lento". As árvores jovens iniciam a produção aos 8-10 anos de idade.
Transplantar quando as mudas atingirem de 10 a 15 cm de altura.
No local definitvo, devem ser abertas covas com 40 x 40 x 40 cm, com espaçamento entre plantas de no mínimo 4 x 4 metros. Fertilizar as covas com 10 a 15 litros de esterco bem curtido e mais 100g de NPK 04-14-08.
Após, fertilizar anualmente com 10 litros de esterco e 100 gramas de NPK 10.10.10.
Utilize cobertura morta (resto de capina, folhas mortas, casca de pinus ou serragem ao redor da planta) que aumenta a disponibilidade de água e ajuda no seu desenvolvimento.
Escreva sua Própria Avaliação