Sementes de barbatimão, de nome científico Stryphnodendron barbatiman é uma árvore medicinal rica em taninos que cresce no cerrado brasileiro, desde o Pará na região Amazônica até o Planalto Central alcançando o Sudeste (Minas Gerais e São Paulo).
O Barbatimão é uma árvore que pode medir entre 4 e 6 metros. Possui caule e ramos bastante tortos, com poucas folhas e é recoberta por casca de aspecto rugoso. Ocorre em terrenos arenosos ou argilosos bem drenados e pouco férteis. Sua casca a protege contra o fogo, o que é comum no ambiente em que vive. Rebrota após corte, persistindo em pastos onde se cria gado. A casca é bastante utilizada no curtimento de couro e possui propriedades cicatrizantes.
Sementes destinadas unicamente ao cultivo. Plantar imediatamente em saquinhos com terra ou areia, irrigando diariamente e transplantar quando as mudas atingirem de 10 a 15 cm de altura.
No local definitvo, devem ser abertas covas com 40 x 40 x 40 cm, com espaçamento entre planta de 4 x 4 metros. Fertilizar as covas com 10 a 15 litros de esterco bem curtido e mais 100g de NPK 04-14-08.
Após, fertilizar anualmente com 10 litros de esterco e 100 gramas de NPK 12.07.16.
Utilize cobertura morta (resto de capina, folhas mortas, casca de pinus ou serragem ao redor da planta) que aumenta a disponibilidade de água e ajuda no seu desenvolvimento.
Escreva sua Própria Avaliação