Sementes de Pau-terra, de nome científico Qualea grandiflora uma árvore nativa do cerrado, de flores amarelas, ornamental e útil, que alcança cerca de 12 metros de altura.
O termo pau-terra refere-se à fragilidade da madeira. O pau-terra ocorre nos cerrados do Norte, Centro-oeste e Sudeste do Brasil. A espécie é pioneira, decídua, ocorrendo tanto em formações primárias como em secundárias.
Apresenta aptidão para utilização em reflorestamentos e recomposição de áreas degradadas e ainda pode ser utilizada no paisagismo.
Sua madeira pode ser empregada para confecção de forros, brinquedos, estruturas de móveis, miolos de compensados, caixotaria, etc.
Sementes destinadas unicamente ao cultivo.
Suas sementes germinam com certa facilidade em 40-70.
A semeadura deve ser feita sem nenhum tratamento diretamente em saquinhos individuais contendo substrato organo-argiloso e mantidos em local sombreado.
Cobrir as sementes com uma camada de 1 cm do substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência das sementes ocorre em 10 a 30 dias e a taxa de germinação é moderada.
Transplantar quando as mudas atingirem de 10 a 15 cm de altura.
No local definitvo, devem ser abertas covas com 40 x 40 x 40 cm, com espaçamento entre plantas de no mínimo 4 x 4 metros. Fertilizar as covas com 10 a 15 litros de esterco bem curtido e mais 100g de NPK 04-14-08.
Após, fertilizar anualmente com 10 litros de esterco e 100 gramas de NPK 10.10.10.
Utilize cobertura morta (resto de capina, folhas mortas, casca de pinus ou serragem ao redor da planta) que aumenta a disponibilidade de água e ajuda no seu desenvolvimento.
Escreva sua Própria Avaliação