Sementes de Pimenta Mari, de variedade tipo "Dedo de Moça", espécie
Capsicum baccatum, apresenta frutos com elevada pungência, alta produtividade e excelente uniformidade de planta e frutos.
Pungência: em torno de 96 mil SHU
Mari é uma cultivar de pimenta tipo Dedo-de-moça (Capsicum baccatum) que apresenta frutos com elevada pungência, alta produtividade e excelente uniformidade de planta e frutos. Foi desenvolvida a partir da população CNPH 0039, em programa de melhoramento iniciado em março de 2003, pelo método de melhoramento genealógico. Seus frutos podem ser utilizados tanto para consumo fresco como para processamento na forma de molhos líquidos e desidratados em flocos com as sementes (pimenta calabresa).
Características:
As plantas apresentam hábito de crescimento intermediário, com aproximadamente 90 cm de altura e 1,25 m de largura. Os frutos, alongados e pendentes, apresentam coloração verde amarelada quando imaturos e vermelha quando maduros, com cerca de 1,4 cm de largura, 6,0 cm de comprimento e 1,6 mm de espessura de parede. Os frutos são altamente picantes, com conteúdo de capsaicina em torno de 96.000 SHU (Unidades de Calor Scoville). Nas condições de cultivo do Brasil Central, a colheita dos frutos tem início cerca de 70 dias após o transplante. Vantagens:
'Mari' apresenta resistência múltipla a doenças, com alta resistência ao potyvirus Pepper Yellow Mosaic Virus (PepYMV), resistência mediana ao oídio (Oidiopsis sicula) e à mancha-bacteriana (Xanthomonas campestris pv. vesicatoria). Seu alto grau de homogeneidade e uniformidade de plantas e frutos merecem destaque, uma vez que as poucas cultivares de pimenta do tipo Dedo-de-moça comercializadas no Brasil são grupos varietais e, de maneira geral, não resultaram de um programa de melhoramento específico. Esta cultivar de polinização aberta tem um grande potencial para ser utilizada para produção de pimenta calabresa, pois seu alto conteúdo de capsaicina é altamente desejvel para a indústria frigorífica e de embutidos.
Produtividade:
A produtividade dependerá de uma série de fatores, dentre os quais destacam-se o manejo cultural, o período de colheita e as condições climáticas da região de cultivo. Nas condições edafoclimáticas da região Centro-Oeste, a cultivar ‘Mari’ tem um elevado potencial produtivo, chegando a produzir 35 t/ha em 6 meses, quando cultivada com espaçamento de 1,0 m entre plantas x 1,5 m entre linhas, com uma população de 6.667 plantas/ha.
(Fonte Texto:
Embrapa Hortaliças)
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, profundo, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A pimenteira aprecia adubações semanais durante o crescimento e floração e adubações quinzenais durante a frutificação. Não tolera estiagem, encharcamento, frio ou geadas. A colheita inicia-se de 90 dias após o plantio.