Sementes de Tamarindo, de nome científico Tamarindus indica uma árvore de origem africana, muito frutífera e ornamental.
Apresenta uma árvore com uma copa densa e pode alcançar até 25m, sendo apreciada também como forma de ornamentação em jardins, parques e praças. A temperatura média ideal para o desenvolvimento da planta é de 25ºC, em regiões de clima tropical úmido ou árido. Cada tamarindeiro adulto pode produzir de 150 a 250 kg de frutos por ano.
Os frutos podem ser consumido in natura ou em doces, sorvetes, licores, pastas, etc.
Imediatamente antes do plantio, realizar a quebra da dormência das sementes, através da imersão em água por 24 horas e ou escarificar o revestimento da semente.
Semear em canteiros bem preparados, em distância de 2 a 3 cm entre as sementes, cobertas com uma camada de 1 cm de solo solto e arenosos. Irrigar periodicamente.
A emergência ocorre em 10 a 30 dias.
Uma vez germinadas, as sementes devem permanecer nas sementeiras e ser irrigadas regularmente até que esteja com pelo menos 30 a 40cm de altura. Após isto, as mudas podem ser transplantadas para o campo.
O tamarindeiro se adapta melhor em áreas abertas e ensolaradas. Não deve ser plantado em solos pesados, os quais devem ser bem drenados, ou seja livre de encharcamento.
A planta requer boa intensidade de luz e é sensível ao frio.
Sementes destinadas unicamente ao cultivo.
No local definitivo, devem ser abertas covas com pelo menos 40 x 40 x 40 cm, com espaçamento entre plantas de no mínimo 10 x 10 metros. Fertilizar as covas com 10 a 15 litros de esterco bem curtido e mais 100g de NPK 04-14-08.
Após, fertilizar anualmente com 10 litros de esterco e 100 gramas de NPK 10.10.10.
Utilize cobertura morta (resto de capina, folhas mortas, casca de pinus ou serragem ao redor da planta) que aumenta a disponibilidade de água e ajuda no seu desenvolvimento.
Escreva sua Própria Avaliação