Sementes de Jenipapo, uma árvore frutífera, de nome científico Genipa americana, nativa da Mata Atlântica e que alcança até 20 metros de altura.
Após os 6 anos ela se torna adulta, sendo uma árvore alta de caule ereto, ramificada a boa altura do solo e frondosa. Floresce no outono, com sua floração amarela contrastando com as folhas verde escuro. Os frutos amadurecem na primavera e verão.
O jenipapeiro tem importância ecológica para o repovoamento de animais da fauna brasileira, sendo muito útil para plantio em áreas brejosas degradadas, crescendo com mais facilidade em regiões de clima quente, como os Estados do Nordeste e do Norte do Brasil.
O jenipapo é uma árvore útil. Seu fruto, o jenipapo é comestível quando maduro, sua polpa é parda, suculenta, aromática com sementes no centro. Com ele também se fazem doces e um licor muito apreciado no Brasil.
A casca, rica em tanino, é usada em curtumes para tratar couros, além de ser um excelente diurético contra úlceras, anemias e outras doenças. Sua madeira pode sem empregada em marcenaria para a fabricação de cabos de ferramentas.
A semeadura deve ser feita sem nenhum tratamento diretamente em saquinhos individuais contendo substrato organo-argilo-arenoso e mantidos em local sombreado.
Cobrir as sementes com uma camada de 1 cm do substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência das sementes ocorre em 15 a 40 dias e a taxa de germinação é moderada.
Transplantar quando as mudas atingirem de 10 a 15 cm de altura.
No local definitvo, devem ser abertas covas com 40 x 40 x 40 cm, com espaçamento entre plantas de no mínimo 10 x 10 metros. Fertilizar as covas com 10 a 15 litros de esterco bem curtido e mais 100g de NPK 04-14-08.
Após, fertilizar anualmente com 10 litros de esterco e 100 gramas de NPK 10.10.10.
Utilize cobertura morta (resto de capina, folhas mortas, casca de pinus ou serragem ao redor da planta) que aumenta a disponibilidade de água e ajuda no seu desenvolvimento. A frutificação inicia-se aos 5 anos de vida.
O jenipapeiro não tolera o frio, cultivar apenas em locais de clima quente o ano todo. Não resistente à estiagem, plantar em solos permanentemente úmidos.
Sementes destinadas unicamente ao cultivo.
Escreva sua Própria Avaliação